40 Idéias de brincadeiras ao ar livre


1 - Bola ao Túnel

 Materiais:    1 bola de vôlei para cada time

 Jogo:
Os participantes estarão dispostos em fila com as pernas abertas, formando um túnel.
O último aluno receberá uma bola, e ao sinal, ele a jogará por dentro do túnel até o início da fila. Os outros alunos poderão ajudar empurrando a bola com os pés. Quando a bola chegar lá na frente, o jogador que for o primeiro da fila corre até o final dela e joga a bola dentro do túnel novamente e assim por diante. O jogo termina quando o primeiro aluno chegar novamente ao início da fila. Será vencedora a fila que acabar o jogo primeiro. 

2 - Em volta do círculo

Materiais: 1 bola para cada grupo

Jogo :
Dividi-se a turma em grupos, os quais formarão círculos. Ao primeiro participante de cada grupo é entregue uma bola. Quando o jogo se iniciar, o primeiro sairá correndo e correrá dando a volta completa na roda, quando terminar deverá ir até o segundo da roda, entregar-lhe a bola e tomar seu lugar e assim sucessivamente. Ganhará a equipe que terminar primeiro e todos os componentes tiverem completado toda a volta. 
  
3 - Caçador de Números

Materiais: 1 crachá para cada participante e 1 bola de vôlei.

Jogo :
  Os participantes terão um crachá com um número qualquer, que ficará virado de forma que ninguém possa vê-lo, e se espalharão pela quadra. Serão escolhidos dois queimadores, um em cada extremidade do campo, que tentarão acertar a bola nos companheiros. Aquele que for atingido deverá mostrar seu número. Vence a equipe que fizer mais pontos. A cada partida, o professor poderá trocar os crachás. Pode-se variar o jogo, considerando-se a equipe que fizer menos pontos.

 4 - Voleibol - Tênis

Materiais: 1 Bola de vôlei e 1 Rede de vôlei.

Jogo :
Dividi-se em dois grandes times, dispostos na quadra de voleibol. Inicia-se jogando a bola pra cima. Para passar a bola deve-se quicá-la uma vez no chão e, em seguida, jogá-la para o outro lado, para poder marcar o ponto. A bola poderá quicar uma única vez no campo do adversário antes que ele a devolva para o outro lado. Caso a bola pique mais de uma vez, o adversário marcará um ponto. O time que conseguir marcar o maior número de pontos ou a pontuação determinada pelo professor vence a partida. Pode-se variar o jogo, mudando o número de vezes que a bola pode quicar e o número de toques antes de enviar a bola para o outro lado.

 5 - Rede Humana

Material: 1 bola de vôlei

Preparativos :
Divide-se a turma em quatro times :
Time 1 - É a Rede Humana (um participante ao lado do outro sobre a linha central da quadra)
Time 2 e 3 - Times que na quadra estão jogando.
Time 4 - Time de Espera ou Time de fora.

Jogo :
Os times que estão na quadra devem passar a bola para o outro lado sem que a “ rede humana ” encoste na bola. Acontecendo o toque pela rede humana; o time que está na rede entra no lugar do time que errou e quem errou vai para a espera, e o time que estava na espera vai para a rede.
Usar toques de vôlei : Toques, Manchetes, Cortadas e etc...
A pontuação usada também deverá ser a pontuação do vôlei , mas lembrando que na hora de marcar estarão jogando quatro times, porque há o rodízio de times em quadra, rede e espera.
Vence o time que atingir a pontuação estipulada primeiro.

 6 - Poço de Lava

Material: Para cada time 10 pedaços de papelão em forma de quadrado, que devem ter em média 25 cm cada lado.

Objetivo: Todos os componentes devem completar o percurso, sem que nenhum componente tire os pés de cima dos quadrados de papelão, os quadrados são como pedras e o local do percurso é como se fosse o poço de lava, os times devem fazer de tudo para que nenhum dos seus componentes, caiam na lava quente. É uma tarefa que depende de todo o time, para ser cumprida.

Preparativos: Esta prova também pode ser realizada com vários times ao mesmo tempo, cada time deve ter 10 integrantes, para cada time você deve ter 10 papelões, 1 papelão para cada componente, cada time forma uma fila indiana,  então deve-se fazer a marcação do percurso a ser feito
( 50 metros aproximadamente ), que será o poço de lava.

Jogo: Começa-se o jogo, o primeiro integrante do time vai colocando as pedras, e pisando em cima delas, quando todos já estiverem em cima de sua pedra ( papelão ) é necessário que o último da fila, passe o seu papelão para os outros integrantes até chegar ao primeiro, para que ele pise nela, e continue o percurso. Só que para passar o papelão para frente o integrante deverá se acomodar junto com os outros de seu time, nos outros papelões, para não pisar no chão, se por acaso algum integrante do time cair ou pisar fora do papelão, seu time deverá voltar todo o percurso novamente, vence a equipe que conseguir completar o percurso primeiro atravessando o poço, sem que nenhum componente pise fora ou caia no poço de lava.

 7 - Jogo dos Números

Objetivo : Fazer com que cada time planeje em grupo, como realizar a tarefa em menor tempo.

Materiais : 40 placas ou folhas de papel, giz ou pincel atômico, 1 cronômetro.

Preparativos: Você tem que fazer várias placas com o número grande de 1 a 40. Faça um grande círculo e espalhe os números dentro deste círculo de modo que não seja em ordem crescente ou decrescente, espalhe alternadamente. Se você quiser também pode desenhar os números no chão com giz.

Jogo: Cada time fica em torno do círculo, e um participante de cada vez, deverá entrar dentro do círculo, e colocar a mão no número certo, sendo que deve ser em ordem crescente de 1 a 40.  ex: 1,2,3,4.... e assim por diante. A mesma pessoa não pode jogar duas vezes seguidas, ou não sair do círculo e pegar mais de um número, ou seja, somente é permitido um número por pessoa. Se por acaso a pessoa colocar a mão no número errado ou outro componente do time entrar junto na roda, volta-se a contagem no nº 1, independente de que nº já estava. O time que conseguir fazer a melhor estratégia e completar a seqüência de 1 a 40, em menor tempo, com a participação de todo o time ganha. Necessário ter um cronômetro, para marcar o tempo de cada time. Pode-se fazer variações com o jogo colocando os números em ordem decrescente ou números pares, ímpares e etc...

 8 - Caça-Líderes

   Este jogo deve ser realizado em Acampamento, Sítio ou lugar do gênero.

Preparativos: Os alunos já deverão ter sido divididos em times antes do jogo. Durante algum momento em que todos os alunos estiverem reunidos, os líderes ou professores devem sair e se esconderem pelo acampamento sem que chamem a atenção dos alunos, enquanto isso deve ter pelo menos 2 pessoas com eles para que não saiam e realizem alguma atividade com eles, enquanto os líderes se escondem, cada líder que se escondeu, deve ter um valor de pontuação específico, pode-se entregar para cada líder um envelope com o valor da sua pontuação dentro, para que ninguém ache que foram modificados os valores de cada um dos líderes, para ficar mais interessante podem se colocar valores negativos para alguns líderes.

Jogo: Pede-se aos alunos para saírem pelo local para procurar os líderes que se esconderam e traze-los a um local marcado, os líderes não devem sair correndo quando achados ou resistir, o líder deve ir com aquele jogador que foi o primeiro a localizá-lo. Após todos os líderes terem sido achados. Abrem-se os envelopes de cada um ou revela as pontuações respectivas de cada um e soma-se os valores obtidos por cada time para saber o valor alcançado por cada uma deles. O time que somar o maior número de pontos é o vencedor do jogo.

9. Desafio

O mestre irá propor desafios para cada equipe. A equipe que completar primeiro, vence.


 10 - Boliche

Material: 15 garrafas plásticas pet vazias, 1 bola de vôlei.

PreparativosOrganiza-se uma pista de boliche, os pinos de boliche serão as garrafas pet, encha as garrafas com um pouquinho d’água em cada uma delas, para que não caiam com o vento, e utiliza-se uma bola de vôlei para derrubá-las, simbolizando a bola de boliche.

Jogo: Divide-se o número de jogadores por time, e soma-se o número de garrafas derrubadas nas jogadas, o jogador que fizer um strike, terá direito a uma jogada extra. O time que ao final das jogadas marcar mais pontos será o vencedor. Pode-se fazer uma modalidade feminina e outra masculina, e os campeões das duas, jogam entre si no final valendo uma pontuação extra.

 11 - Alvo no Chão

Material: 5 bolinhas de tênis ou similares, para cada jogador.

Preparativos: Desenha-se um alvo no chão, pode ser com giz, pode se desenhar também num campo de areia, onde você melhor se adequar, e cada local do alvo vale um valor específico, sendo crescente das bordas ao centro, cada jogador recebe 5 bolas ou o nº que você achar mais interessante.

 Jogo:  Escolha quem começará jogando, então pela ordem decidida, cada um dos jogadores lança suas bolas, sendo uma de cada vez, o primeiro jogador joga uma bola, depois o segundo jogador joga uma, o terceiro e assim por diante até que todos tenham jogado todas as suas bolas. As bolas devem ser lançadas com o objetivo de pararem nos locais do alvo que possuem as maiores pontuações, os jogadores podem tentar tirar as bolas dos outros dos lugares onde elas estão paradas, usando as suas bolas, no momento das suas jogadas, então quem começa por último é quem leva a vantagem, por poder retirar as bolas dos outros jogadores de lugar. Quem conseguir somar mais pontos com as pontuações de suas bolas vence o jogo.

 12 - Caça ao Tesouro :

Materiais: Papéis Colorset ou cartão de várias cores, prêmio que será usado como tesouro.

Preparativos:
1º - Escolhe-se os locais a serem afixadas as pistas, as pistas devem ser as mesmas para todos os times,só que devem ser colocadas em ordem diferentes, para que um time não fique seguindo o outro, somente a última pista deve ser igual para todos, pois só pode haver um tesouro e essa pista deve levar a ela. As pistas devem ser feitas em papéis das cores dos times, sugestão papel colorset ou papel cartão.
2º - Suponhamos que os locais escolhidos sejam estes : Campo, Piscina, Salão de Jogos, Capela e Refeitório.
As pistas devem ser feitas, para que cada time comece a procurar por um local diferente.
Exemplo :
Time Azul - Capela, Piscina, Campo, Refeitório, Salão de Jogos e Tesouro.
Time Verde - Piscina, Salão de Jogos, Campo, Capela, Refeitório e Tesouro.
Time Branco - Refeitório, Piscina, Campo, Salão de Jogos e Capela.
E assim, por diante. Os times devem ter seqüências diferentes uma das outras.

Jogo:
Deve-se colocar regras para o bom funcionamento do jogo, se um time achar o tesouro sem ter todas as pistas ela será eliminado, se alguma time pegar alguma pista de outro time também será eliminado, por isso é preciso ter fiscais para evitar irregularidades. É necessário seguir as pistas nas sequências pré - estabelecidas.
Então, ao ser autorizado a iniciarem a caça ao tesouro pelos times, determine o local e a quem o tesouro deve ser entregue. O Time campeão é aquele que conseguir todas as pistas e através delas localizar o tesouro. É interessante dar ao time campeão um prêmio simbolizando o tesouro achado, como uma caixa de bombons ou outro que você preferir.

  13 - Balões com Versículos :

Materiais: 1 pacote de balões e uma cadeira para cada time.

PreparativosCada equipe escolhe 5 participantes, e faz uma fila de cada time, cada participante recebe um balão vazio, enquanto isso do outro do salão, campo ou quadra, coloca-se uma cadeira correspondente a cada time, e um monitor atrás de cada cadeira que terá consigo vários balões cheios.

JogoEntão começa o jogo, o primeiro de cada fila começa a encher o seu balão, os outros da fila aguardam até a sua vez, quando o balão do primeiro participante estourar o participante deve correr até a cadeira correspondente ao seu time, falar um versículo com referência para o líder e só aí ele terá direito a receber um balão já cheio, falando o versículo corretamente o líder lhe entregará o balão, ele se sentará em cima dele na cadeira até estourá-lo, depois de estourar ele deve voltar correndo para sua fila, quando ele chegar até a fila o próximo da fila começa a encher o seu balão, e assim por diante. O vencedor será aquele time, que conseguir primeiro que todos os jogadores de sua fila completem a tarefa.

 14 - Materiais na Piscina :

Materiais: Retalhos de E.V. A , 1 corda

Preparativos: Dividi-se a piscina em duas partes iguais, que serão os campos de cada time, podem ser divididos com uma corda ou outro material que você desejar, coloca-se um time de cada lado, em cada lado você deve colocar vários materiais flutuantes ( que não sujem a piscina ), sugerimos retalhos de E.V.A. ou outro material reciclável, e em quantidade mais ou menos igual de cada um dos lados da piscina.

JogoComeça a competição, marca-se um tempo determinado para o jogo, os participantes tem o objetivo de  jogar o máximo de material que está do seu lado, para o lado da piscina pertencente a outra equipe. Quando se encerrar o tempo determinado do jogo, o time que tiver menos material do seu lado da piscina vence a competição. Você pode executar esta prova também em um campo ou quadra. 


 15 - Bola na Piscina :

Materiais: 1 Bola de Vôlei

ParticipantesDevem ser escolhidos 5 participantes de cada equipe, depois de selecionados, todos devem se posicionar na beirada da piscina, cada participante recebe um número de 1 a 5, então teremos o jogador nº1 do time azul, o nº1 do time amarelo, o nº1 do time verde e assim por diante.

JogoDetermina-se que todos fiquem a uma mesma distância de onde será lançada a bola. Lança-se a bola no meio, então é dito um número e os participantes correspondentes a esse número devem pular na piscina para pegar a bola, quem pegar primeiro marca um ponto. Você decide até quantos pontos deverão ser alcançados para cada partida. É importante que se chame os números de forma alternada, pra não ficar óbvio o próximo número a ser chamado. Pode-se também realizar uma variação deste jogo, ele pode ser feito num campo de futebol e se chamar Bola na Grama, outra variação chamando os números e dar o ponto a quem marcar um gol primeiro.

 16 - Prova da Esponja / Prova da Caneca

Materiais Para cada time é necessário ter :
1 Balde, 1 Garrafa pet e 1 Esponja ou espuma.

PreparativosCada time tem uma garrafa pet, que fica à uma distância de 5 metros e um balde cheio d’água que fica a sua frente, então forma-se uma fila de cada time em frente ao seu balde e cada um deles recebe uma esponja ou espuma.

JogoQuando o jogo começa a primeira pessoa da fila molha a esponja, e vai correndo até a garrafa do seu time e espreme até sair a água da esponja, então ela volta entrega a esponja para o próximo participante da fila do seu time,que deve molhá-la e assim por diante, o time que encher a sua garrafa primeiro ganha a prova. Pode-se variar e usar uma caneca ao invés da Esponja.


 17 - Sapatos Misturados

PreparativosEsta brincadeira pode ser feita com o nº de crianças que desejar, com 2 ou mais times. Para as crianças participarem é necessário que cada uma delas esteja calçada com um par de tênis que seja de cadarço, não pode ser nenhum tipo de calçado como tamanco, sandália, tênis sem cadarço, sapato e etc. Todas as crianças tiram seus tênis e colocam todos no meio, mistura-se então todos os tênis e colocam todas as crianças de costas, para que elas não vejam como os tênis foram misturados.

JogoComeça-se o jogo, todas as crianças devem achar seu par de tênis, calçá-los, amarrá-los e se posicionar um lado do outro em fila. O time que todos os componentes estiverem corretamente calçados e posicionados vence o jogo.   

18 - Futebol de Caranguejo

Materiais: Quadra de Futebol de Salão ou Golzinhos pequenos e 1 bola de Futebol.

Preparativos: Divide-se em 2 times, como em um jogo de futebol normal, então faça dois gols, nesta brincadeira não existe goleiro, os participantes devem ficar na seguinte posição, com as mãos e pés no chão com a barriga pra cima.

JogoEntão começa-se o jogo, é como no jogo de futebol , vence o time que fizer mais gols, só não vale o uso das mãos para pegar a bola durante o jogo.

 19 - Declaração de Guerra

PreparativosNeste jogo, você desenha um círculo no chão, e divide ele em 6 ou 8 partes, e escreve o nome dos participantes, do time ou da cor correspondente, pra identificar qual é o lugar de cada um, é necessário que tenha espaço para correr, recomendável realizar no campo de futebol, pátio ou local com muito espaço.

JogoEntão suponhamos que os participantes da brincadeira são : Josué, Vinícius, Pedro, Marcos, Felipe, Lucas e Paulo. Escolhe-se quem será o primeiro a começar, se escolhermos primeiro o Paulo por exemplo, ele escolhe um outro participante para declarar guerra : Eu declaro guerra ao Pedro diz Paulo, então Pedro sai correndo atrás de Paulo, que pede ajuda a outro componente, Paulo pede ajuda a Lucas que precisa pegar Pedro, que por estar sendo seguido também pede ajuda, eu peço ajuda a Marcos e Marcos corre atrás de Lucas e assim por diante... O primeiro declara guerra, depois pede ajuda pra outro que pegará seu perseguidor, o segundo que está sendo perseguido também pede ajuda e assim por diante. Quem conseguir pegar primeiro quem está perseguindo é que ganha o ponto. E aí ele é o próximo a declarar guerra na próxima rodada. Escolhe até quantos pontos precisa-se marcar para ser o campeão, por exemplo o primeiro time ou participante que marcar 5 pontos vence o jogo. Obs: só marca o ponto o primeiro que pegar quem está perseguindo os outros não marcam ponto. É um jogo do estilo pegador só que mais bem elaborado, que desenvolve estratégia, raciocínio, rapidez, se não quiser o termo guerra pode-se mudar o nome da brincadeira.

20 - Avião no Hangar

Material: Folhas de papel brancas ou de rascunho e algumas caixas de papelão.

PreparativosVocê faz vários aviões de papel e entrega aos participantes, então você pega uma caixa de papelão pequena, que será o hangar onde os aviões devem ser jogados, faça algum detalhe em cada avião, para diferenciar os aviões participantes uns dos outros, deve ser entregue uma média de 7 aviões por participante, também pode-se fazer vários hangares e cada um possuir uma pontuação diferente, os mais fáceis um valor menor os mais difíceis um valor maior.

JogoAutoriza-se o início do jogo, os jogadores jogam seus aviões, com o objetivo de lançá-los dentro dos hangares (caixas), o campeão será aquele que conseguir colocar o maior número de aviões nos hangares, ou se você optar pelo sistema de pontuação, o que conseguir o maior número de pontos.   

 
21 - Corrida de Três

PreparativosCada equipe forma trios ( Três pessoas ), então eles dão as mãos ou se abraçam, um ao lado do outro, os dois da ponta ficam de frente e o do meio de costas.

Jogo É dada a largada eles vão correndo junto até o local determinado para a chegada, quando chegarem eles devem voltar com os dois que estavam de frente de costas e o do meio de frente, até o local da largada. O trio que completar o percurso primeiro vence a corrida. 


22 - Melancia Aquática

Introdução: Você sabia que as Melancias bóiam ? E quando estão dentro d’água não tem peso praticamente nenhum. Então sabendo disso foi criado um esporte muito interessante o “ Melancia Aquática ”.

Preparativos
1º Em uma piscina é marcado o espaço que será usado como campo.
2º Dividi-se os times, metade do campo para cada um.
3º Posicionam-se todos os jogadores dos times na beirada da piscina, do seu lado respectivo do campo.

Jogo:
1º Solta-se a melancia no meio da piscina, então se inicia a partida.
2º Cada time deve tentar pegar a melancia e ir passando entre os jogadores, com o objetivo de encostar a melancia na parede da piscina do time adversário, quando a melancia encostar na parede do time adversário é marcado um ponto ou um gol.
3º A Melancia deve ser passada por debaixo d’água, pois se ela for lançada no ar, ou para cima corre-se o risco de alguém se machucar e a melancia também pode rachar, ela deve ser passada por debaixo d’água ou superfície da água, fora da água ela possui peso normal.
4º Marca-se o tempo, depois muda-se de campo, o time que marcar mais pontos ou gols é o campeão.


23 - Bola Cruzada

Materiais: 2 bolas de Vôlei

Preparativos: Posiciona-se os dois times um de frente para o outro, em duas filas, então troca-se os componentes de lugar, deixando os componentes, um do time A, um do time B, um do time A, um do time B, e assim por diante como no modelo abaixo :

Ex :        Fila 1 :    A    B    A    B   A   B   A   B   A   B

              Fila 2:     B    A    B    A   B   A   B   A   B   A

Jogo: Cada time recebe uma bola, que é dada ao primeiro componente de cada fila, é dada a largada.
O jogador deve jogar a bola para seu companheiro de time, que está na fila da frente, como podemos observar a bola vai realizar um movimento cruzado ou em zig-zag, por isso o nome do jogo. Vence o time que primeiro conseguir que a bola chegue ao seu último componente e depois faça o caminho inverso, chegando até o primeiro jogador novamente. Se a bola cair no percurso ou for jogada para algum jogador errado a bola deve voltar para o primeiro jogador, e começar tudo novamente.


24 - Corrida de Revezamento

Materiais: 1 bastão ou bolinha para cada time.

PreparativosPara esta prova podem participar vários times ao mesmo tempo, você então escolhe 5 participantes de cada time para a corrida, então você dá a cada um dos integrantes da equipe um número 1,2,3,4,5.
Então, posiciona-se todos os integrantes de nº 1, no local da largada com um bastão na sua mão, os de nº 2 em um local mais a frente do percurso, os de nº 3 mais a frente assim por diante...

JogoDepois de dada a largada os de nº 1 , devem sair correndo com o seu bastão e passá-lo para o integrante de nº 2 da sua equipe no local determinado, que passará para o nº 3 , ao nº 4, até que se entregue ao integrante nº 5 que deverá chegar com o bastão até o local determinado para a chegada.


25 - Corrida o “ X da Questão ”.

Introdução: É uma variação da Corrida de Revezamento ( brincadeira nº 24 ). Então utilizamos as mesmas regras, só que a diferença é desta vez testaremos os conhecimentos bíblicos dos participantes.

Preparativos:  O integrante nº 1 de cada time receberá uma folha e um lápis, nesta folha terá uma pergunta de múltipla escolha para cada um dos integrantes numeradas com o número correspondente de cada componente, com perguntas sobre as histórias trabalhadas pelos professores durante o acampamento, Escola Bíblica, Momento Devocional ou outro, então você determina a pontuação da prova de acordo com os seguintes quesitos, a equipe que chegar mais rápido com mais respostas certas, pode-se também pontuar quem chegou primeiro com uma pontuação específica pra ele ( como se fosse um bônus ), e dar uma outra diferente para os times que responderem o maior número de perguntas corretamente.


 26 - Estória Sorteada

Objetivo: Esta brincadeira tem o objetivo, de incentivar a criatividade das crianças e juniores.

Preparativos: Em um saco ou envelope, você colocará diversas palavras, e para cada time você escolherá um componente para contar a estória e um para sortear as palavras.
Exemplos de palavras : lápis, bíblia, sorvete, lagartixa, hipopótamo, trator e etc...

JogoMarca-se então o tempo por exemplo 3 minutos. Você começa a estória : “ Um menino estava muito feliz, porque era o dia de seu aniversário ... ’’ . O participante vai continuar a estória de onde você parou, e o outro componente vai sorteando palavras de dentro do envelope e falando para o seu companheiro e ele deve colocar essas palavras na estória. No final vocês devem avaliar qual foi o time que contou a melhor estória, usando o maior número de palavras possíveis. O time que contar a melhor estória será o vencedor.


27 - Derrubar Garrafas

Material: Cada componente deve ter uma garrafa pet 2 litros com tampa, e enche-la de água até um quarto da garrafa e uma bola de futebol.

Objetivo: Cada componente deve defender sua garrafa, e derrubar a dos outros componentes com a bola de futebol.
É interessante que esse jogo seja feito em 2 modalidades masculino e feminino.

Jogo: Posiciona-se os jogadores cada um com sua garrafa, num local da quadra ou campo, joga-se a bola de futebol para o alto, então cada jogador deve tentar derrubar as garrafas dos outros com a bola, e não deixar que a sua seja derrubada. As garrafas devem ser derrubadas somente com a bola, as garrafas também não podem ser protegidas com as mãos somente com as pernas ou pés como no futebol, o jogador que a sua garrafa for derrubada deve sair do jogo. O jogador que conseguir for o único que não teve a garrafa derrubada, vence o jogo. Pode- se participar o nº de jogadores que desejar, desde que cada um possua uma garrafa. Se houver mais jogadores de um mesmo time participando marque as garrafas com as cores de cada time, para que os jogadores possam diferenciá-las, e tentar derrubar somente as garrafas dos jogadores que fazem parte dos times adversários.


 28 - Painel de Bolas Coloridas

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora das crianças e juniores.

Material: TNT ou Papel Craft, Papéis colorset ou cartão ( ou similares ) de cores diversas.

Preparativos: Para realizar o jogo, você deve construir um painel de TNT, papel craft, ou outro, e nele colar vários papéis em formato de círculo de diversas cores diferentes de papel, pode-se usar o papel colorset ou outro similar.
Na hora da montagem do painel tome o cuidado de espalhar bem as cores dos círculos que  você vai colar, não deixar que haja dois círculos ou mais de uma mesma cor muito juntos. Para que muitos possam participar ao mesmo tempo você pode fazer o painel bem grande,
uma boa medida é a de 2 metros de altura por 4 de comprimento.

Jogo: Os participantes ficam todos em volta do painel e o coordenador começa as instruções
 1º Colocar a mão esquerda em um círculo amarelo.
2º Colocar o pé direito em um círculo rosa.
3º Colocar o joelho esquerda em um círculo verde.
4º Colocar o cotovelo direito em um círculo azul.
E assim por diante...
Os participantes devem obedecer a 2ª ordem, sem que desobedeçam a 1ª. A 3ª ordem sem que desfaçam a 1ª e a 2ª e assim por diante, os participantes que não conseguirem seguir a ordens, devem sair do jogo. Os participantes que conseguirem realizar o maior nº de ordens vencem o jogo.


29 - Balões na Piscina

Materiais 2 Pacotes de Balão de cores sortidas, 2 baldes ou bacias para cada time.

PreparativosEncha todos os balões com cerca de 500 ml de água cada um, e coloque-os dentro da piscina. Para cada cor de balão deve ser estipulado um valor específico de pontuação.
Ex: Balão Azul 50 pontos / Balão Vermelho 10 pontos / Balão Verde 100 pontos
Como no exemplo é mais legal se você colocar valores positivos e negativos, os valores com pontuação muito alta como 100 ou 200 pontos, ou muito baixa como – 50 pontos ou – 100 pontos, deve se tomar o cuidado de serem colocados em uma menor quantidade do que os outros.

JogoCada time deve ter 1 ou 2 baldes, para colocar os balões que pegarem dentro da piscina. Coloca-se todos os balões dentro da piscina, posiciona-se os competidores que vão pegar os balões em volta da piscina, então autoriza-se a largada da prova, sugerimos que cada time tenha dois jogadores no máximo pegando os balões por vez, para pegar os balões é obrigatório que os jogadores entrem dentro da piscina, não é permitido que eles peguem os balões pelo lado de fora, ou seja na beirada ou pelas bordas. Neste caso eles podem entregar os balões para componentes de seu time que estiverem do lado de fora da piscina, até eles levarem e colocarem os balões dentro dos baldes pertencentes ao seu time. O time que somar mais pontos com os balões que serão retirados da piscina, será considerado o vencedor.
_______________________________________________________________________________   
30 - Estoura Balão

Materiais 1 Pacote de balão para cada time ( cada time deve ter uma cor diferente ), 1 rolo de barbante.

Preparativos: Cada time deve ter pelo menos 3 jogadores participando, sugerimos também que seja feito em modalidade feminina e masculina. Para cada competidor é necessário que seja preparado o seguintes materiais, meça um pedaço de barbante e amarre nele 3 balões cheios e este barbante deve ser amarrado no tornozelo direito do jogador.

Jogo: Depois de todos os balões já amarrados nos jogadores, autoriza-se o início do jogo, o objetivo do jogo, é o de cada jogador estourar os balões dos outros jogadores, e não permitir que os adversários estourem os seus balões e dos seus companheiros de time. É interessante do decorrer do jogo, que o juiz fique atento aos jogadores que porventura só ficarem fugindo dos adversários, e não participarem ativamente do jogo, eles devem ser advertidos que poderão ser eliminados do jogo. O time que conseguir permanecer com pelo menos um balão cheio vence o jogo.

31 - Vôlei com Toalhas

Materiais: 1 Bola de Vôlei, Quadra de Vôlei, Rede de Vôlei e Toalhas, Pedaços de pano ou de faixas.

Preparativos: Cada time pode ter até 12 jogadores, dentro destes 12 deverão ser feitas 6 duplas.
Cada dupla receberá uma toalha ou um pano, com mais ou menos o mesmo tamanho de uma toalha e segurará em suas pontas.

Jogo: O time que iniciará o jogo escolhe uma dupla para começar, essa dupla colocará a bola no meio de sua toalha e efetuará o saque, o time do outro lado deve recebê-la dentro de uma das toalhas, e jogá-la de volta para o time adversário. Neste jogo não poderão ser usados os braços, as pernas e as mãos para pegarem a bola. Poderão ser dados até 3 toques ( com as toalhas ) até passar para o outro lado, na hora de lançarem a bola para o campo adversário os jogadores poderão chegar mais próximos a rede. A contagem dos pontos é igual a contagem do vôlei normal e vence quem atingir os pontos necessários primeiro.

32 - Corrida do Minhocão

Objetivo: Desenvolver a importância do trabalho em equipe.

Preparativos: Separa-se os participantes em várias filas, um atrás do outro. Pede-se para que elas se agachem e segurem no anti-braço uma das outras, formando então um grande minhocão.
Marca-se o local para a largada e chegada.

Jogo: Posiciona-se o primeiro componente de cada fila na linha de largada. Começa-se o jogo : cada fila deve-se movimentar com seus componentes agachados e segurando uns nos outros, com o objetivo de chegarem até a linha de chegada, caso algum dos componentes do minhocão se solte um do outro ou se levantarem saindo da posição determinada, todos os componentes da sua fila devem voltar ao local inicial da largada, será considerado vencedor, o minhocão que completar todo o percurso corretamente.
___________________________________________________________________________
   33 - Futebol de Casal

Materiais:  1 bola de futebol, tiras de pano, TNT ou fitas de cetim grossas.

Preparativos :
  Divide-se os times em número igual de meninos e meninas, formando assim os pares, cada  casal  um menino e uma menina, deve ser amarrado um ao outro por um dos braços, com
  uma tira de pano ou fita de cetim, o único jogador do time que não ficará amarrado com um
  par será o goleiro.

Jogo:  Começa-se o jogo, as regras são as mesmas do jogo de futebol tradicional, a única mudança é que somente as mulheres podem chutar para o gol.

   34 - Corrida do balão c/ a bolinha

 Materiais:  1 Balão e 1 bolinha e ping-pong para cada participante.

Preparativos:   Cada time deve fazer uma fila com seus participantes, cada um deles recebe um balão vazio  e uma bolinha de ping-pong. Determina-se então os locais de largada e chegada. Obs : O Local para esta prova deve ter o chão regular, cimento, cerâmica ou outros, não pode  ser de grama, terra, areia e outros.

Jogo: Autoriza-se a largada, os primeiros participantes de cada fila enchem seus balões de ar, e  com o ar dos seus balões elas empurrarão as bolinhas de ping-pong, até a linha de chegada,  quando o participante atingir a linha de chegada com a sua bolinha, o próximo da sua fila  começa o percurso e assim por diante. A fila que todos os participantes terminarem primeiro  vence o jogo. Mas, se no percurso da corrida o jogador por acaso usar as mãos ou os pés e  não o ar do balão, ele deve ser punido e retornar ao local da largada novamente.


   35 - Corrida com Raquetes

Materiais:  1 Raquete e 1 bolinha de ping-pong por time.
                     
Preparativos:   Cada time deve fazer uma fila com seus participantes, o primeiro da fila recebe uma raquete e uma bolinha de ping-pong.   O percurso da corrida deve ser determinado assim : marca-se uma distância certa, coloca-se   uma pessoa que será o ponto de referência, por onde os participantes se orientarão dando uma volta por ela e retornando a sua respectiva fila.   
 
Jogo:   Autoriza-se a largada, os primeiros participantes de cada fila, devem colocar a bolinha em   cima de sua raquete e ir quicando a bolinha em cima da mesma, o componente deve ir   andando, dar a volta na pessoa que marcará o limite do seu time e retornar até a fila do seu   time, sem deixar a bolinha cair, e entregar a bolinha e a raquete ao segundo da sua fila e   assim por diante.  A fila em que todos os participantes terminarem primeiro vence o jogo. Mas, se no percurso   da corrida o jogador por acaso deixar a bolinha cair , ele deve ser punido e retornar ao local  da largada novamente.


  36 - Corrida da Tartaruga
 
Materiais: 1 Colchão para cada time.

PreparativosCada time deve ter 6 componentes e um colchão. Os participantes devem se colocar de joelhos, e se posicionarem de 2 em 2, coloca-se então   o colchão em suas costas e delimita-se os locais de largada e chegada.

Jogo: É dada a largada da corrida, os componentes dos times devem andar de joelhos, carregando    o colchão em suas costas até atingir a chegada, eles devem andar em sincronismo para    impedir que o colchão caía, eles também não podem segurar os colchões, mas podem    acertá-los com os braços, mas em hipótese nenhuma agarrar o colchão, o time que terminar o percurso em menor tempo, cumprindo todas as regras é o vencedor.

  37 - Quebra Cabeça dos Bichos

 Materiais: 1 Dado Grande, 1 Cartolina ou Folha Grande para cada time, 1 Pincel Atômico
   para cada time.

PreparativosEscolha um bicho que tenha pelo menos 6 partes em seu corpo, além do tronco para   começar a   brincadeira, e cada número do dado será respectivo a uma parte do corpo do   animal.   Pegue então a cartolina ou folha de cada time e a prenda em uma parede ou quadro, e   desenhe o tronco do animal nela de forma oval, na vertical. Se você estiver lidando com um   grupo pequeno pode-se fazer uma folha ofício ou A4 para cada um e usar um dado pequeno.
  No nosso caso escolheremos a barata para exemplificar o animal e escolhemos as seguintes partes dela :
  1 - Pata ( 6 Patas )
  2 - Antena ( 2 antenas )
  3 - Cabeça
  4 - Olho ( 2 olhos )
  5 - Asa ( 2 asas )
  6 - Boca

Observe que algumas partes como pata, antena, olho e asa, deve-se tirar o número no dado mais de uma vez para completar o desenho do animal.

Jogo  Joga-se o dado e olhe o número que saiu, vamos dizer que saiu o nº 1, o nº 1 é o número  referente a pata,então desenhe uma pata na folha de quem jogou o dado, o segundo time   jogou e saiu o nº 4, ele não coloca nenhuma parte porque o nº 4 corresponde ao olho e só   poderá ser colocado, após já ter sido desenhada a cabeça, como a antena e a boca também dependem da cabeça para serem colocados no desenho do animal. Prosseguindo o jogo, cada um vai jogando o dado na sua vez, e desenhando as partes que  forem saindo no seu dado, até conseguirem completar todo o desenho  e  o animal estiver completo, vence o jogo aquele time ou pessoa que completar todo o desenho do animal primeiro.
____________________________________________________________________________

  38 - Caroço de Melancia

Materiais: 2 ou 3 Melancias, 1 Mesa grande ou 3 pequenas e 1 pratinho ou tigelinha para cada participante.

PreparativosSelecione 1 ou 2 participantes por time, pode-se também fazer mais rodadas para que mais pessoas participem, você deve partir a melancia em 4 ou 6 partes iguais, depende do  tamanho da fruta, e coloca em uma mesa na frente do participante. 

Jogo  Inicia-se o jogo, o participante deve de mãos pra trás, morder a melancia e cuspir os caroços  no prato ou tigela, marca-se um tempo determinado 1 ou 2 minutos para realização da prova, o participante que conseguir colocar no prato ou tigela o maior número de caroços de melancia vence o jogo.
____________________________________________________________________________
     39 - Placas na Piscina

  MateriaisPlacas Pequenas de Metal, Madeira ou Plástico, também pode se usar tampinhas de garrafas metálicas e 1 cronômetro.

Preparativos:  Pinte nas plaquinhas todas as letras do alfabeto, coloque sempre um maior número de vogais, principalmente A,E,I,O, pelo menos 5 placas com cada uma destas, algumas letras como L, R, S, N, M, C, U, pinte pelo menos 4 de cada uma delas, outras consoantes como B,F,G,J,T,D,H pinte pelo menos 2 placas, e outras letras quase não são usadas pinte pelo menos uma placa Z,K,X,V,Q. Depois disto, faça algumas perguntas que tenham uma palavra só como resposta, estas palavras é que serão procuradas dentro da piscina. Estabeleça o número de perguntas que serão feitas para sabermos quantas palavras serão procuradas. Você pode realizar esta prova com vários times ou individualmente com cada participante, vai depender do número de pessoas que você tem para participar.

 Jogo: Jogue as placas na piscina e faça a primeira pergunta, os integrantes do time devem mergulhar e pegar as plaquinhas até formar a palavra certa, se a primeira palavra estiver correta, faça a segunda pergunta e assim por diante, use um relógio ou cronômetro para marcar o tempo que cada time ou participante gastará, o time ou participante que conseguir montar todas as palavras em menor tempo é o vencedor.

   40 - Passa Bola / Passa Coco

 Materiais: 1 Bola ou 1 Coco para cada time

Preparativos: Faça uma fila com cada time e peça que todos eles se assentem no chão em fila, um atrás do outro, cada uma as filas devem ter o mesmo número de integrantes, o primeiro de cada fila recebe uma bola ou um coco.

Jogo: O primeiro da fila, na mesma posição sentado, passa a bola ou coco por cima da sua cabeça e a entrega ao segundo da fila, que passa a bola por debaixo do seu corpo, o terceiro por cima, o quarto por baixo e assim por diante, quando a bola ou coco, chegar ao final da fila, deve ser passada do mesmo modo, só que agora de trás pra frente, a fila que completar primeiro o percurso, vence a prova, para variar pode-se usar balões no lugar da bola ou do coco, tente fazer com um maior número de quedas possível, pois fica mais competitivo e é muito legal.

3 comentários:

André Techio disse...

Caiu do céu.

Lucas Rodrigues disse...

Muito Bom!

Lucas Rodrigues disse...

Muito Bom!

Postar um comentário